Anvisa zeta na fila de registro de genéricos em agosto – Guia da Farmácia – Imã de geladeira e Gráfica Mavicle-Promo

Depois da Lei, o órgão conseguiu agilizar seu processo
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou o fim da fila de espera para o exame de pedidos de registro de medicamentos genéricos, até o fim de agosto de 2018. Isso aconteceu porque o órgão tem aumentado a velocidade de avaliação das solicitações e reduziu em 90% o passivo de pedidos entre abril de 2017 e maio deste ano. No total, 744 pedidos foram analisados no período e, agora, há pouco mais de 30 solicitações de espera para o início da análise.
Diferentes estratégias têm sido implementadas no processo de trabalho, para que o processo fosse mais ágil. Este processo foi impulsionado pelo Projeto Estratégico nº 1, alavancado pela Lei 13.411, de dezembro de 2016, que prevê o melhoramento de avaliação das solicitações das empresas relativas a novos registros e pós-registros.
“Os pedidos de registro de medicamentos genéricos, que chegam a Bactéria a partir do início de setembro de 2018 entrarão em processo de análise pela área técnica, o dia seguinte ao protocolo de entrada. Com isso, quando uma empresa apresentar uma solicitação, não será um ano de espera, até seu registro de começar a ser analisado, como era antes. As informações começarão a ser analisadas imediatamente. Então, o tempo de avaliação vai ser o tempo real que dura cerca de seis meses, dependendo do grau de exaustividade da informação que a empresa realize o processo”, disse o diretor-presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa. “Isso vai aumentar muito a oferta de produtos para a população. Mais pessoas terão acesso às opções de medicamentos para tratar a diabetes e a hipertensão, entre outras doenças”, acrescentou.
O antigo passivo era de cerca de 800 pedidos e, de acordo com o executivo, antes, além da grande demanda da indústria para o registro de produtos, havia um déficit de pessoal no órgão. Com a publicação da Lei 13.411, a Anvisa adotou uma série de estratégias para melhorar seu desempenho e eliminar a demanda existente, como a organização da fila por grupos semelhantes de pedidos de registo.
Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)Foto: Shutterstock
Compartilhar:
Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
Clique aqui para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
Compartilhe no Google+(abre em nova janela)
Clique aqui para enviar por email a um amigo(abre em nova janela)

anvisa genéricos
Fonte: guiadafarmacia.com.br/anvisa-zero-cauda-de-registro-de-indeterminado-em-agosto
Fonte: imadegeladeira.com/anvisa-zeta-na-fila-de-registro-de-genericos-em-agosto-guia-da-farmacia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *