Doenças vasculares aumentam em até 30% no verão – Guia da Farmácia – Imã de geladeira e Gráfica Mavicle-Promo

Normalmente são associadas a varizes

Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, seção Rio de Janeiro (SBACV-RJ), indicam que as altas temperaturas comuns na época do verão, aumentam entre 20% e 30% o risco de doenças vasculares, ou venosas dos membros inferiores. De acordo com os números, normalmente são associadas às veias varicosas. “O motivo das altas temperaturas que agravam as doenças venosas no verão, porque o calor provoca vasodilatação, ou seja, a dilatação dos vasos sanguíneos, com uma sobrecarga nas veias dos membros inferiores. Por isso, as pessoas com doença vascular prévia tendem a se agravar no verão, enquanto que outras podem sentir edemas, dores nas pernas, cansaço, peso, caimbra, ressecamento da pele e coceira – que são intensificadas pelo calor”, explica o cirurgião vascular formado pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, o Dr. Caio Focássio.

Os golpes podem não ter nenhum problema associado, mas também podem representar doenças como varizes, trombose ou edema linfático. Por isso, é importante consultar um especialista, se a inflamação é mais do que o normal. Dr. Caio Focássio conta, também, que o calor também aumenta a espessura do sangue, aumento da pressão e da frequência cardíaca. A probabilidade de ter doenças vasculares é ainda maior para aqueles que já têm o colesterol alto, a diabetes, a hipertensão ou a assembléia.

Para evitar as doenças vasculares, a recomendação mais importante que o médico deixa é com relação à hidratação: o consumo deve ser entre dois e três litros de líquido por dia, de preferência água. “Além disso, recomenda-se evitar a exposição direta ao sol por longos períodos de tempo, fazer refeições leves, que exigem menos esforço do organismo durante a digestão e evitar o abuso de sal, que absorve muito líquido e pode contribuir para o inchaço de membros inferiores e superiores”, alerta o vascular.

A desidratação no verão pode ter efeitos graves para o paciente que tem uma doença cardíaca ou vascular periférica, relacionados com a perda do nível de consciência, colapso e a queda da pressão arterial. “É importante cuidar da saúde durante todo o ano, o controle da hipertensão arterial, a diabetes e o sedentarismo são fatores que podem desencadear problemas graves”, finaliza o Dr. Focássio.

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

Bauru passa pela epidemia de dengue

Compartilhar:

Fonte: guiadafarmacia.com.br/doenças-vascular-aumentam-em-verão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *