Entender qual é o papel da farmácia na luta contra o colesterol – ASCOFERJ | Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro – Imã de geladeira e Gráfica Mavicle-Promo

icone de categoriasícone de categorias deNotícias icone de data de publicaçãoícone da data de publicação 1 de novembro de 2018.

Entender qual é o papel da farmácia na luta contra o colesterol

COMPARTILHAR:

Colesterol evita in artéria

Por Viviane Massi (Para o ICTQ)

As doenças cardiovasculares são a principal causa de mortes no Brasil. Em 2017, foram mais de 380 mil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Em 2018, a expectativa é que cerca de 400 mil pessoas morrem por doenças do coração. Estes dados sustentam a SBC a criar o Cardiômetro, para calcular as mortes por doenças cardiovasculares no País: são mais de 1.000 mortes por dia, cerca de 43 por hora, 1 morte a cada 1,5 minutos (90 segundos).

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 17 milhões de pessoas morrem em todo o mundo devido às doenças do coração. Um dos principais fatores são o colesterol total elevado, que, atualmente, afeta quase 40% dos brasileiros.

O colesterol total é composto por três tipos de colesterol: o HDL, ou colesterol bom, que remove a gordura das artérias e o transporta até o fígado para ser excretado; o LDL, ou mau colesterol, lipoproteína de baixa densidade, que pode se acumular nas artérias e provocar o entupimento das veias; e o VLDL, que é de muito baixa densidade, e que também aumenta o risco de doenças cardíacas. Nos exames, ele explica como não-HDL, que é todo o colesterol que não é bom.

Portanto, os níveis elevados de colesterol aumentam o risco de ataque cardíaco ou um acidente vascular cerebral (AVC). Entre 2004 e 2014, das mortes por acidente vascular cerebral chegaram a representar o 8,68% do total de mortes por doenças cardiovasculares ocupam o primeiro lugar no ranking, de acordo com estudos da SBC.

Vale citar os triglicerídeos, também gorduras cuja função é fornecer “combustível” para os músculos. Quando não são usados como forma de energia, passam a ser armazenados no tecido adiposo, como a gordura. Por isso, em níveis elevados podem provocar doenças cardiovasculares, assim como acontece com o colesterol.

Em 2017, a SBC uma atualização da Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose com os novos valores de referência aceitáveis para o colesterol total.

Valores de referência para adultos maiores de 20 anos

Lípide
Com o jejum(mg/dL)
Sem jejum(mg/dL)
Colesterol total*
40
Triglicerídeos**

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *