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Outubro Rosa: o que podemos fazer na farmácia?

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De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa de novos casos de câncer de mama, em 2018, é de 59.700. Este é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, no Brasil e no mundo, depois do câncer de pele não-melanoma, que respondem por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. Sua incidência é muito maior após os 50 anos de idade.

Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos, tem bom prognóstico. Se diagnosticado em fases iniciais, aumentam as possibilidades de tratamento e cura.

Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer o seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é a detecção das próprias mulheres.

De acordo com o INCA, além de estar atento ao próprio corpo, recomenda-se também que as mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia de rastreamento (quando não há sinais ou sintomas) a cada dois anos. Este exame pode ajudar a detectar o câncer antes da aparição dos sintomas.

A mamografia é uma radiografia das mamas realizado por um equipamento de raios-X chamado mamografia, capaz de identificar as alterações suspeitas.

Outubro Rosa

O movimento conhecido como ” Outubro Rosa nasceu na década de 1990 para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre a doença, promover a tomada de consciência das pessoas, facilitar um maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

O INCA participa do movimento desde 2010, promovendo eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como produz os materiais e outros recursos educacionais para difundir informações sobre prevenção e detecção precoce da doença.

Em farmácias

Desfrute de Outubro de cor-de-Rosa para fazer campanhas de conscientização na sua farmácia, orientando os clientes das mulheres sobre a importância do toque, da consulta anual e do controle periódico.

A farmácia pode produzir e distribuir folhetos com informações sobre a doença, assessorar e estimular que os clientes falem com as farmacêuticas sobre suas dúvidas e medos.

O importante é mobilizar, de alguma forma, mostrar que a farmácia como estabelecimento de saúde, pode contribuir no processo de conscientização da população sobre o diagnóstico precoce.

E a nossa mensagem vai também para todas as mulheres do canal farma: cuidem!

 

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Fonte: ascoferj.com.br/notícias/outubro-rosa-o-que-podemos-fazer-em-farmácia

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