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Seis atitudes para fechar o ano de 2018 com chave de ouro

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O momento de colocar a casa em ordem é agora, e não em janeiro, quando a farmácia já deve estar com todas as velocidades ajustadas. Adriano Schinetz, consultor e diretor da Gestão Farma Consultoria, enumerou seis atitudes que são indispensáveis de serem tomadas nos últimos 60 dias do ano.

1 – Olhe para a equipe

Ter um computador alinhado com o propósito da empresa é fundamental para se conseguir resultados satisfatórios. Para isso, é necessário que ele participe e acompanhe os principais processos e indicadores da empresa e entender os resultados que devem ser alcançados. Mostra que atinge o melhor desempenho, não só a empresa, todos tendem a ganhar. Tratar o computador com transparência é fundamental. “Parece uma coisa simples, mas ainda há empresários que querem configurar o planejamento de vendas, mas escondem da equipe que a loja quer vender ou não querem treinar os funcionários com medo de se mudar para a concorrência”, diz Schinetz.

2 – realizar os ajustes e controlar os custos

Tão importante quanto tratar de reduzir os custos é, em primeiro lugar, saber se estão sendo contabilizados de forma correta e se estão dentro de um nível bom ou mau para o negócio. “É normal que nos encontremos com farmácias fazendo um tremendo esforço para diminuir os custos, cortando funcionários, reduzindo descontos, sonegando – o que não cabe mais nos dias atuais – sem nem sequer saber se esses gastos estão dentro de um nível aceitável”, alerta Schinetz. Segundo ele, muitos empresários confundem os custos com os resultados de fluxo de caixa e, quando esse fluxo não está bem, parece que o negócio não vai bem. “São situações completamente diferentes. Muitas farmácias podem estar com baixos custos, tendo uma margem de contribuição positiva, no entanto, descapitalizada, o que provoca um défice em fluxo de caixa”, explica o consultor.

3 – concentre-se no resultado da caixa

Um dos resultados mais importante para qualquer empresa é o resultado da caixa. Para que feche positivo, é preciso planejar e ter um controle efetivo dos pagamentos e receitas – créditos – que ocorrem durante todo o mês, em cada ponto de venda. É preciso estabelecer algumas metas e controles, como o pagamento de fornecedores, por exemplo. “É comum farmácias que fechem com as caixas de negativos devido a compras em excesso ou até mesmo com o prazo de pagamento a curto, incompatível com a realidade da farmácia. Isso só pode ser alinhado a partir do momento em que se planeja que o valor máximo da meta – que a farmácia pode pagar aos fornecedores, dentro de cada mês e, juntamente com este controle, também de compreender se o valor recebido das vendas está dentro do intervalo correto”, detalha Schinetz.

4 – Estabelecer processos

Estabelecer processos de trabalho no comércio, passa a ser uma necessidade quando o caminho é obter melhores resultados. No entanto, eles precisam ser estabelecidos e planejados de acordo com a realidade de cada empresa, respeitando uma rotina operacional que já existe. Significa entender e se conformar com o fim de melhorar a eficiência das operações, reduzir custos e horas de retrabalho que não são produtivas. No entanto, um fator fundamental para que os processos sejam postos em prática são a transparência em sua criação, ou de ajustes, com a participação de cada funcionário da empresa.

5 – Trabalhar com indicadores preventivos

É um modelo de gestão que está ligado diretamente à prevenção de resultados negativos dos principais indicadores de farmácias. Não é mais correto trabalhar apenas com os resultados já obtidos, que sempre ajustá-los depois que eles ocorrem. “É preciso traçar uma gestão em que não seja possível estabelecer as ações antes que o problema ocorra, trabalhando de forma preventiva e o estabelecimento de padrões saudáveis para os principais indicadores. Atualmente, apenas tratar o problema está onerando de forma significativa, os pontos de vendas.”

6 – estabelecimento de objectivos

Estabelecer metas para alcançar os melhores resultados, não é uma opção, é uma imposição do mercado. E quando se fala de objetivos, não diz apenas respeito às metas de vendas, mas também para aquelas que estão relacionadas com outras variáveis, como metas de compras, de risco de ruptura, de níveis de estoque, níveis de descontos para os clientes, pagamentos, entre outras. “É preciso entender que todo resultado que tende a variar de um mês para o outro, que tenha um alto grau de importância para o negócio, você deve ter metas. Caso contrário, existirá uma tendência de melhora e piora ao longo dos meses, é o chamado efeito sanfona. Se não há um foco na busca do resultado, ficará à mercê do que acontece no mercado.”

Paulo Massi

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Fonte: atitudes-para-namoro-2018-com-chave-de-ouro” title=”ascoferj.com.br/notícias/seis-atitudes-para-namoro-2018-com-chave-de-ouro” target=”_blank” rel=”bookmark”>ascoferj.com.br/notícias/seis-atitudes-para-fechar-2018-com-chave-de-ouro

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