Os pequenos negócios têm novo prazo para entrar no e-Social – ASCOFERJ | Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro – Imã de geladeira e Gráfica Mavicle-Promo

icone de categoriasícone de categorias deNotícias icone de data de publicaçãoícone da data de publicação em 18 de outubro de 2018.

Os pequenos negócios têm novo prazo para entrar no e-Social

COMPARTILHAR:

Empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional, que faturaram até R$ 3,6 milhões em 2016, terão mais tempo para se juntarem ao sistema de envio de dados fiscais, previdenciárias e trabalhistas dos empregadores, o e-Social. A ampliação do prazo deu-se após a aprovação de uma nova resolução do Comitê Gestor do e-Social, na última sexta-feira, 5 de outubro.

De acordo com a nova determinação, a primeira etapa de implantação do e-Social começará no dia 10 de janeiro e termina em abril do ano que vem, quando os empregadores devem registar-se no novo sistema. De abril a julho, as empresas deverão enviar informações sobre seus funcionários, como admissões, afastamentos e demissões. A partir de julho, a folha de pagamento dos empregados será obrigatoriamente gerada pelo novo sistema.

De outubro de 2019 em diante, a Guia de Informação da Segurança Social (GFIP) serão substituídos definitivamente pelo sistema eletrônico que permite o cruzamento de dados dos empregadores com os do governo. A última fase do e-Social será em julho de 2020, quando as empresas deverão enviar a informação sobre a segurança e saúde dos trabalhadores.

“Mesmo com o prazo maior para a sua implementação, a orientação é que as empresas não deixem para aderir sobre a hora, evitando, assim, os problemas que podem pesar no bolso”, explica o analista do Sebrae Minas Haroldo Santos.

Além disso, as Micro e Pequenas Empresas (MPE), os microempreendedores Individuais (MEI), que têm um empregado também terão o mesmo prazo para aderir ao e-Social.

Para os projetos que não se incorporam ao novo sistema, serão aplicadas as mesmas penalidades a que estão sujeitas hoje pelo incumprimento das suas obrigações.

“O e-Social substituirá o preenchimento e entrega de formulários e declarações, eliminando a redundância nas informações prestadas pelas pessoas físicas e jurídicas. O objetivo é reduzir a burocracia e melhorar a qualidade da informação das relações trabalhistas, previdenciárias e tributárias”, afirmou o analista do Sebrae Minas

Novo calendário de implantação do e-Social para pequenos negócios

1ª fase – Registros do empregador e tabelas: a partir de 10 de janeiro de 2019 até abril de 2019

2ª fase – Envio de informação dos trabalhadores, como a admissão de liquidação e zíperes: de abril a julho de 2019

3ª fase – Envio das folhas de pagamento: a partir de julho de 2019

4ª fase – Substituição de Guia de Informação da Segurança Social (GFIP) e compensação cruzada: a partir de outubro de 2019

5ª etapa – Transmissão de todos os dados de segurança e saúde dos trabalhadores deverão ser enviados: a partir de julho de 2020

 

Fonte: Sebrae/MG

Por:

VEJA MAIS SOBRE: e-Social / novos prazos

COMPARTILHAR:

Cancelar resposta

Fonte: ascoferj.com.br/noticias/pequenos-negocios-tem-novo-prazo-para-entrar-no-e-social

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *