Este foi um dos temas discutidos durante o evento Checkout Farma, promoveu ontem, para a Satisfação de
saída 2Realizado ontem (24) pela Satisfação de Comunicação, o evento Checkout Farma reuniu indústrias, consultores e diversos especialistas do varejo farma para discutir as estratégias em torno de como aumentar as vendas na zona da caixa da loja.
Um dos painéis, mostrou algumas das novidades do sector, aproveitando o fato de que a área de saída é impulsionada pela inovação e onde o consumidor procura por lançamento. Nesse sentido, o gerente de trade marketing da Fini, André Ferreira, além de mostrar o potencial do setor de bomboniere, também apresentou as novidades da empresa, que combinam saudabilidade e sabor.
Entre elas, as balas de vitamina C Kids, preparadas com açúcar demerara, sem glúten e corantes, e com licenciamento dos personagens Minions, da Universal; e as balas de gelatina da FINI SUN, com sabor a tangerina e cenoura. Sua fórmula é enriquecida com beta-caroteno, substância que se transforma em vitamina A, importante antioxidante que ajuda na proteção dos efeitos nocivos dos radicais livres que envelhecem a pele, a mantém saudável. O beta-caroteno também colabora com a formação da melanina, responsável pela pigmentação da pele.
O Mercado de pilhas
No painel seguinte, o gerente de marketing da Panasonic, Luciano Lima, apresentou a força do mercado de pilhas, um produto que já tenha sido explorado no pagamento de algumas das farmácias. Ele destacou, por exemplo, que a rentabilidade desses produtos varia entre 45% e 60%, sendo muito relevante para os negócios. “No momento do check-in, vemos que as células estão em constante crescimento. Nos últimos cinco anos, este mercado cresceu 39%, segundo a Nielsen. E boa parte desses resultados se deve a que as pilhas alcalinas”, destacou Lima, lista de outros conhecimentos sobre o setor:
– Por conta da migração de devices grandes para os mais pequenos, as vendas se concentram em pequenas células e de uma vara;
– 81% das compras de pilhas são por impulso;
– Pilhas confinadas não vendem. Elas devem estar visíveis para o consumidor;
– 22% dos compradores utilizam o canal farma para comprar a categoria;
– Há uma tendência pela busca de pacotes maiores, com quatro ou seis unidades;
– O consumidor desses produtos é formado por homens e mulheres, entre 18 e 54 anos;
– Apenas 10% dos compradores são sensíveis ao preço da categoria no momento da compra
Procedimentos regulatórios
A assessora jurídica da Fini Brasil, Amanda Pérez, expôs as dificuldades que as farmácias podem encontrar para identificar o que pode e o que não pode ser vendido em cada loja. Ela explicou que o Brasil conta com uma lei federal, de 1973, que trata do comércio de medicamentos, insumos farmacêuticos, entre outros, mas não é específica em relação aos artigos de conveniência. Desta forma, cada Estado (ou município) cria suas próprias regras e, portanto, podem variar entre os estabelecimentos farmacêuticos. “Dependendo do município, é possível ter uma lei que proíba o que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) permite. Há muitas diferenças”, comentou. Mas, de modo geral, a orientação é seguir a lei estadual que tende a prevalecer entre as leis municipais.
Caso de sucesso no checkout
saída 1 diretor de Desenvolvimento da Consultoria e da Formação, Marcelo Cristian, convidou, para o último painel do dia, a equipe de Poupar Mais, para que mostrem o trabalho que desenvolvem na área de saída das lojas da rede. Estiveram presentes o supervisor José Alberto Zázzera de Moraes; e os compradores Santiago Scocca Donação e Paola Carolina Risseto.
Moraes reforçou os pilares básicos trabalhados em todas as unidades. “Nossas bases para converter as vendas são a organização, o treinamento constante do pessoal e a fixação dos preços dos produtos”, enumerou. Em consequência, Paola mostrou as principais dificuldades sentidas no dia-a-dia para o abastecimento da área. “O espaço físico é um grande obstáculo. Muitas vezes, recebemos das telas da indústria ou queremos expor alguma nova categoria de produtos, mas não temos onde alocá-los”, disse. Ela reforçou, ainda, a importância de experimentar o que tem ou não boas vendas em cada loja, já que cada região tende a apresentar um mix e necessidades diferenciadas dos consumidores.
Santiago Donação enfatizar os cuidados com a exposição. “Por ser um espaço restrito, temos que ter o cuidado de não colocar os produtos, onde o cliente possa chocar, o que pode constrangê-lo. Além disso, a reposição deve ser constante para evitar a ruptura, já que o giro é alto”, finalizou.
Fonte: Guia da Farmácia
Fotos: Felipe Perazzolo
Aumente as vendas da farmácia pelo checkout
Compartilhar:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique aqui para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique aqui para enviar por email a um amigo(abre em nova janela)
pagamento Checkout Farma satisfação
Fonte: guiadafarmacia.com.br/quais-os-produtos-animais-na-entrega-de-farmácia