Um relatório produzido pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC), a agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, revela uma crescente preocupação entre as autoridades locais. Segundo o estudo, o percentual de crianças menores de dois anos que não recebeu nenhuma vacina quadruplicou nos últimos 17 anos.
Os meninos e meninas nascidas no ano de 2015, cerca de 100 mil não foram imunizados desde então. O percentual ainda é pequeno em relação ao contingente total de crianças americanas – 1,3% –, mas foi de apenas 0,9% em 2011. Nas zonas rurais do país, o índice sobe para 2%.
No ano passado, os Estados Unidos voltaram a registrar a incidência de doenças como o sarampo. Um dos surtos ocorreu no estado de Minnesota, onde a maioria dos casos confirmados tratava de crianças da somália, não vacinados. A baixa adesão foi provocada por uma informação distorcida, distribuídos por um grupo de ativistas contrários à vacinação, que assustaram comunidades de imigrantes locais.
“Mas a negativa dos pais, representa apenas uma das motivações para este problema. Cerca de 7% da população sem cobertura de seguro nessa faixa de idade não foi imunizada contra 0,8% das crianças com plano de saúde privado e 1%, ligada ao Medicaid“, alerta Amanda Cohn, pediatra e consultor sênior do CDC para as vacinas.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
Fonte: panoramafarmaceutico.com.br/2018/11/06/numero-de-criancas-sem-vacina-quadruplica-os-estados unidos