Certamente você já deve ter lido muitos artigos com o termo “comprador”, mas há algumas dúvidas quanto ao real significado deste termo e sua relação com o público consumidor. No comércio varejista consumidor e o consumidor são os termos utilizados para diferentes públicos-alvo.
Você Sabe qual é a diferença entre o comprador e o consumidor?
Primeiro, vale a pena dizer que não é apenas um capricho ou moda de termos do varejo. O fato é que, quando estudamos o mercado de consumo com mais detalhes e de investigação, é necessário diferenciar os comportamentos para entender melhor o público.
A diferença entre o comprador e o consumidor
Shopper é qualquer pessoa que realiza a compra, sem ser o consumidor final. Você pode ser um menino de fazer a compra para a mãe, o marido comprar algo para os filhos, os amigos, a compra de presentes, etc.
Já o consumidor é, como a própria palavra diz, o que vai consumir o produto ou serviço, independentemente de se ele era o comprador ou não. O mercado é especializada no comércio varejista-consumidor é chamado de consumidor.
Agora que você já sabe o significado dos termos, é interessante saber que a pesquisa que considere a possibilidade de geração de compradores para o estudo de seu comportamento.
Um estudo da Nielsen, por exemplo, mostrou que a geração de pessoas que hoje têm entre 25 e 34 anos é o que tem o maior potencial de consumo de hoje em dia. Também chamados millennials, geração esta geração tende a ser fiéis às marcas. Já que as pessoas com mais de 60 anos são os mais críticos, no momento da compra.
Outros dados interessantes a partir deste pesquisas recentes:
- 48% do público mais velho não toma lista de compras para o mercado
- 72% deles preferem fazer compras durante a semana
- 67% da compra de mais do que o necessário se você encontrar algo interessante na loja
Por que é importante saber distinguir os termos de venda de varejo?
Para os varejistas que querem entender melhor a sua área de especialização para o excel e crescer, é importante ter este conhecimento. Os compradores e os consumidores não se comportam da mesma forma, e essa informação pode fazer a diferença para o varejo.
Com esses dados em mãos, é possível fazer mudanças no ponto de venda para torná-lo mais atraente, para adequar a prestação de serviços para armazenar e vender mais.
A diferenciação entre esses termos é muito relevante para quem trabalha no varejo ou interessados no assunto. Ainda, é importante ressaltar que esta nomenclatura é a referência para o varejo, ou aos órgãos de defesa do consumidor, ou o próprio cliente vai fazer essa distinção.
Você tem alguma pergunta sobre este ou outros termos e condições de venda de varejo? Comente!
Fonte: blog.roge.com.br/qual-a-diferença-entre-shopper-e-consumidor